Centro de Reflexão

O Centro de Estudos do Colégio Ofélia Fonseca tem como objetivo colaborar na formação de profissionais competentes, ativos e autônomos.

Por meio de encontros frequentes, pretende-se construir uma rede de troca de experiência e reflexões coletivas sobre a prática pedagógica-educativa.

Local dos Encontros - Colégio Ofélia Fonseca

Rua Bahia, 892 - São Paulo - SP,
email solange@ofelia.com.br
Telefone: 11 3661-9809

Publico Alvo:Educadores de escolas publicas e particulares, estudantes de pedagogia, 

 

OFICINAS REALIZADAS

21/11/2009
A Organização da Rotina na Educação Infantil e séries iniciais: seqüências didáticas, atividades permanentes e projetos.

Capacitadora: Solange Souza

27/01/2010
A organização da rotina na educação infantil e séries iniciais:sequencias didáticas, atividades permanentes e projetos.

Capacitadora: Solange Souza

28/01/2010
Avaliação: como, quando e o que avaliar?
Capacitadora: Solange Souza

29/01/2010
O olhar e as interferências do professor na construção da autonomia moral
Capacitadora: Solange Souza

28/09/2010
Educação para a autonomia: a construção de personalidades éticas 
Capacitadora: Telma Vinha - Pedagoga, doutora em educação na área de psicologia, desenvolvimento humano e educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e professora do departamento de psicologia educacional desta mesma instituição. Realiza pesquisas na área das relações interpessoais e o desenvolvimento moral, sendo membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Unesp. Autora de livros e artigos diversos. 

03/04/2012
Como falar de sexualidade com seu filho
Capacitadora: Paula de Montille Napolitano - Psicóloga Clínica e Educacional; Pós-graduada em Terapia Sexual; Membro-Pesquisador e da diretoria do CEPCos (Centro de Pesquisa e Estudos em Comportamento e Sexualidade); Participante de vários cursos, seminários e congressos relacionados à Sexualidade; Formada em Orientação Profissional pela Metodologia OPEE; Desenvolve e atua em projetos sociais e trabalhos voluntários; Ministra cursos e realiza palestras em empresas, escolas e ONG’s; Atua em diversas escolas, com as temáticas de Orientação Profissional, Educação Sexual e Prevenção ao Uso de Drogas, do Ensino Fundamental ao Médio

Público Alvo: Pais de Alunos do 2º ao 9º Ano do  Ensino Fundamental

09/04/2012

Um desafio chamado sucesso escolar
Capacitadora: Maria Irene Maluf - Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial, Editora da revista Psicopedagogia da ABPp, Coordenadora do Núcleo Sul/Sudeste dos cursos de especialização em Neuroaprendizagem e Transtornos do Aprender do Grupo SaberCultura/FACEPD. 


Público Alvo: Pais de Alunos do 6º ao 9º Ano do  Ensino Fundamental

17/04/2012
A importância dos limites no desenvolvimento moral de nossos filhos e a crise de valores na pós-modernidade: Camila Tricarico Alvim - Licenciada em Psicologia pela Universidade Paulista. Possui 16 anos de experiência em Educação. Ampla experiência no desenvolvimento de projetos de responsabilidade social e promoção humana. Hoje atua como educadora,  na formação e orientação ética de crianças e jovens num colégio de grande porte em São Paulo, como psicoterapeuta em consultório particular e também como psicóloga escolar numa associação educacional e de assistência social na região do Morumbi.

Público Alvo – Pais dos Alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental

02/05/2012
Desafio de ser pais na pós-modernidade: oferecer aos filhos amor sem mimos e limites sem culpas
Maria Cristina Barbetta Mileo - Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, psicóloga, psicanalista, professora no curso de formação em psicanálise no CEP-SP, ampla experiência como professora em instituições de ensino superior no curso de Psicologia, atualmente leciona no curso de Psicologia da Universidade Anhembi Morumbi - Laureate,  experiência clínica como supervisora e atendimentos voltados a adolescentes e adultos há trinta anos.

Público alvo – Pais de Alunos da Educação Infantil

09/05/2012
Como interferir nas escolhas dos filhos na fase da adolescência para a vida adulta
Capacitadora: Patrícia Luzia Becker - Psicóloga Clínica e Educacional; Terapeuta Cognitiva; Formada em Orientação Profissional pela Metodologia OPEE (Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo); Pós-graduanda em Terapia Cognitiva; Atua em diversas escolas, ministrando aulas de Orientação Profissional, Educação Sexual e Prevenção ao Uso de Drogas, do Ensino Fundamental ao Médio.


Público Alvo – Pais dos Alunos do Ensino Médio

28/08/ 2012
AS RELAÇÕES FAMILIARES E A FORMAÇÃO DE NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS

Nesse encontro foram analisadas as relações que estabelecemos com as crianças ou jovens e as consequências para a sua formação e sugeridos procedimentos que auxiliem na melhoria dessas relações.

Foram também apresentadas orientações sobre como proceder quando não respeitam os limites e proposições para lidar com os conflitos que ocorrem de forma a favorecer o desenvolvimento da autonomia.

 

08/05/2013

Desenvolvimento e Aprendizagem
Capacitadora: Geórgia Vassimon - Pedagoga formada pela PUC  – SP/1988.Psicodramatista, Didata e Supervisora formada pelo Getep,  Grupo de Estudos e Trabalhos Psicodramáticos, onde atua como professora e coordenadora desde 1996 até a presente data. Professora e Coordenadora do curso de psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientae e capacitadora e supervisora de trabalhos em ONGS, Instituições Publicas e Privadas.


Público Alvo: Pais de Alunos da educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental  

18/09/2013
Desenvolvimento, Aprendizagem e Desafios na educação dos  adolescentes
Capacitadora: Geórgia Vassimon - Pedagoga formada pela PUC  – SP/1988.Psicodramatista, Didata e Supervisora formada pelo Getep,  Grupo de Estudos e Trabalhos Psicodramáticos, onde atua como professora e coordenadora desde 1996 até a presente data. Professora e Coordenadora do curso de psicopedagogia do Instituto Sedes Sapientae e capacitadora e supervisora de trabalhos em ONGS, Instituições Publicas e Privadas.

27/08/2014
Internet oportunidades e riscos para os nossos filhos - Como podemos orientar nossos filhos para o uso correto das redes sociais mostrando como aproveitar de forma correta as novas mídias e participar ativamente delas com senso critico, conhecendo a linguagem, a sua cultura, as  oportunidades e riscos que a rede apresenta como por exemplo risco à própria privacidade e segurança dos dados pessoais” 

Capacitadora: Socióloga Alessandra Laurenza