Nossa História

nossa história

O colégio foi fundado no dia 7 de junho de 1921, por Ofélia Fonseca de Almeida, uma jovem descendente de tradicional família de cafeicultores de Itu, cidade de interior paulista, formada professora, na Escola Caetano de Campos.

Localizada na Rua Sergipe, no bairro de Higienópolis, a primeira sede do Ofélia oferecia apenas o curso primário. Em 1927, a educadora encarregou o engenheiro Joaquim Guedes, diretor da Escola Politécnica de São Paulo, de construir um prédio maior e mais adequado às necessidades do colégio, já em seu atual endereço, na Rua Bahia.

Nos anos 1930, o Ofélia iniciou seu processo de expansão, e passou a oferecer um curso técnico de comércio para moças, no qual eram ministradas aulas de português, aritmética, datilografia, taquigrafia, leis e línguas. Anos mais tarde, em 1947, o colégio abriu as portas para um novo curso, de ginásio, destinado às meninas da elite paulistana.

Apenas em 1971, o Ofélia, que então iniciava um processo de renovação pedagógica, passou a admitir rapazes. As turmas do ensino médio, foram iniciadas em 1979, o colégio passou então a oferecer turmas de educação infantil ao ensino médio, atendendo desta forma estudantes de todas as idades.

As propostas pedagógicas iniciais do colégio envolviam disciplina tradicional, formação humanística, acompanhamento individual aos estudantes, seriedade no ensino à cargo de professores selecionados com rigor, além das atualizações contínuas com a incorporação dos avanços pedagógicos. Apesar das atualizações, tais propostas iniciais, implementadas por sua fundadora, continuaram a caracterizar o Ofélia ao longo de toda sua história.

#SomosOfélia

  • “O Ofélia me ensinou a pensar, a questionar e nunca aceitar o caminho mais fácil. Entendo que isso foi fundamental para a minha trajetória profissional. Tenho lembrança da liberdade que tínhamos em expressar nossa opinião, na provocação que os professores nos faziam para ser sempre melhores e, claro, dos amigos que fiz, que encontro até hoje.”
    Patrícia Tortaro
    arquiteta
  • “O Ofélia me mostrou muitos caminhos importantes, mas principalmente, conheci pessoas e fiz amizades que foram e são fundamentais para minha vida. Muitos dos amigos que tenho hoje são os que estiveram presentes nesta fase. Com certeza o colégio teve uma importante participação na minha escolha profissional. Sempre fui muito ligado à arte, e no Ofélia pude desenvolver e ampliar minha visão sobre o tema, sempre de uma maneira natural. Fora isso, tenho muitas lembranças boas, desde a dona Miriam, que nos recebia na entrada, as salas de aula, os professores, os diretores e até a senhor Nilo. Família, amizade e inesquecível são minhas palavras para definir o colégio Ofélia.”
    Fernando Graubart
    publicitário e empresário
  • “No Ofélia, além do processo de aprendizagem fundamental pra ser aceita em universidades, principalmente pela educação voltada aos reais valores, como educação, respeito e humildade, destaco ainda a oportunidade de ter poucos e bons amigos, ainda muito próximos, de ser conhecida pelo meu nome, de ter minha mãe presente ajudando em festas da escola, e também tanto eu como ela sermos próximas de professores e diretores. Meus filhos estudam no colégio e sou muito satisfeita com a qualidade do ensino! Acolhedor, democrático e de qualidade são minhas palavras para definir o colégio Ofélia.”
    Adriana Vallone
    dentista
  • “No Ofélia eu obtive toda a base do conhecimento geral e a vivência com os professores e colegas influenciaram nos meus conceitos de vida, julgamentos morais e éticos. Foram anos decisivos na minha formação de idéias e escolhas a serem feitas no decorrer de minha vida. Aprendi no Ofélia a ser comprometida, esforçada, responsável e com certeza disciplinada. Na época a escola exigia total disciplina com certo rigor. Repercutiu positivamente no meu envolvimento com a execução de minha profissão. Sou dedicada e exigente comigo nos meus atendimentos aos pacientes. Fui feliz no Ofélia e deixei esse legado ao meu filho, que foi aluno do colégio. Acolhimento, amizade e experiências são minhas palavras para definir o colégio Ofélia.”
    Ana Lucia Placucci
    psicóloga clínica

nossos valores


Prestes a completar 97 anos de sua fundação, o Colégio Ofélia sabe como fazer uma educação alinhada às transformações do mundo contemporâneo, e para isso, conta com uma equipe docente preparada para colocar em prática os conteúdos de um currículo pedagógico bem estruturado e totalmente conectado às novas tecnologias.

No Ofélia, as áreas de Humanas, Exatas e Ciências da Natureza se complementam e são alinhavadas por temas transversais relevantes no cenário atual, como cidadania, sustentabilidade e econômica, além da responsabilidade social e ambiental.


Você sabia?

O colégio Ofélia tem um Jardim Sensorial, que foi criado de forma especial para ser compartilhado por todas as pessoas, incluindo as que têm alguma deficiência?

Os visitantes podem conhecer o jardim por meio dos quatro sentidos: do tato, com as texturas das plantas e pedras; da audição, com os repuxos de água; da visão, com as cores exuberantes das folhagens; e do olfato, com o perfume natural das plantas. Vale uma visita!

nossa equipe

Conheça na íntegra toda a EQUIPE do Ofélia clicando aqui