aprendizagem significativa

No Ofélia, a aprendizagem tem significado. Os conceitos são apresentados no contexto do mundo, interligados com a vida em sociedade, criando movimentos constantes de conexão entre os saberes e a realidade. O Ofélia desenvolve o aprendizado desde o conhecimento prévio do estudante até o entendimento de conceitos complexos, valorizando o significado deste aprender. Neste processo, os interesses pessoais dos estudantes são considerados, mas também são exigidos esforço e dedicação, diante da complexidade dos conhecimentos. O Ofélia também respeita os tempos diferentes, as etapas e ritmos de cada estudantes, buscando garantir que todos obtenham aprendizados que de fato façam sentido para cada um.


 

avaliação formativa

O Ofélia valoriza o processo de aprendizagem do estudante. Para garantir uma aprendizagem significativa, as avaliações são feitas para que o estudante - e também o professor - entenda as etapas deste processo e avalie o aprendizado de maneira formativa. No Ofélia, as avaliações geram não apenas diagnósticos, mas também ações e intervenções que buscam melhorar a aprendizagem. Estimulando também a autonomia nos estudantes, são realizadas diversas avaliações que os ajudam a reconhecer seu momento no processo e quais as melhorias, posturas e recursos que têm a disposição para ampliar sua aprendizagem.

Fazem parte do processo de avaliação:
Interação acadêmica: Pontualidade nas entregas, empenho e comprometimento, material didático, autoria, interferência, pertinência e qualidade.
Interação social: respeito, a escuta, autonomia, pontualidade com o horário das aulas, postura adequada nas diferentes propostas de atividades.

Conheça na íntegra nosso SISTEMA DE AVALIAÇÃO clicando aqui.


autonomia do estudante

O Ofélia desenvolve a autonomia de seus estudantes, seja ela intelectual, moral ou emocional. Ao reconhecer o repertório e o processo individual de aprendizagem de cada um, o projeto pedagógico do Ofélia estimula uma postura autônoma de aprendizagem entre os alunos. Através das relações interpessoais e processos coletivos, o estudante do ofélia é convidado a compreender seu papel e sua atuação na escola, assim como a conviver com outros desejos e ideias dos colegas. Reconhecer o outro, respeitar e trabalhar coletivamente são valores importantes no Ofélia, que incentiva o conhecimento como forma de interagir no coletivo e influir na sociedade.


 

desfragmentação do saber

No Ofélia os aprendizados e saberes estão sempre conectados. Com um planejamento pedagógico feito por grandes áreas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens) e não apenas por disciplinas, os cursos do Ofélia propõem olhares interdisciplinares e complexos aos estudantes. A equipe pedagógica pensa os objetivos de aprendizagem de forma coletiva, criando conexões em diversos momentos, seja em atividades permanentes ou aulas interdisciplinares, disciplinas eletivas ou grandes projetos entre grupos. Os conhecimentos não são adquiridos de forma isolada, mas através de um processo que relaciona e aplica diversos saberes durante a aprendizagem. Esta visão, aliada a uma aprendizagem significativa e realizada de forma coletiva, prepara os estudantes do Ofélia atuar na sociedade.


normas e procedimentos

Diálogos e limites são definidos, assim como o respeito às normas acordadas, tolerância com a diversidade e com a pluralidade cultural, completam o perfil disciplinar do Ofélia, que atua para formar cidadãos para o mundo.

Normas de Convivência e padrões de conduta e solidariedade, adequados à convivência social, são discutidos e pactuados com os estudantes.

Conheça na íntegra nossas NORMAS E PROCEDIMENTOS clicando aqui.

cta-projetopedagogico